segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Baleia-Piloto encalhada no litoral cearense é tratada na praia de Parajuru, em Beberibe

Uma baleia da espécie Piloto encalhou na tarde deste domingo, 13, na costa de Beberibe, Litoral Leste do Ceará. Já na manhã desta segunda-feira, 14, o animal foi socorrido por dois biólogos e um veterinário do Programa de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Marinhos da ONG Aquasis.

Em conversa com O POVO Online, a coordenadora do projeto, Carol Meirelles, detalhou que exames feitos no mamífero apontaram que o animal apresenta uma infecção pulmonar severa, que requer tratamento com antibióticos e vitaminas. “Ele foi encontrado bastante debilitado, com respiração fétida, que caracteriza a infecção”, explicou ela.

Por ser uma baleia adulta já bem desenvolvida, o animal não pôde ser deslocado do local do encalhe, e permanece sendo tratado com o suporte de uma estrutura flutuante, no rio Piranji, na praia de Parajuru, em Beberibe.

Carol Meirelles explicou ainda que a soltura do animal em alto-mar vai depender de como a baleia for respondendo ao processo de reabilitação conduzido pelos biólogos e veterinários. “O ideal é que ele seja solto a 30 milhas da costa, por uma embarcação que suporte o peso do animal”, afirmou a coordenadora do projeto Manatí, da Aquasis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário